Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

18 de jul. de 2009

Siri-bóia na Boa Viagem*


Demorei em mandar a minha contribuição para este blog, mas acho que vou estrear com pé direito. Não poderia começar sem falar de um lugar bem querido, onde passei boa parte de minha vida: Cidade Baixa.

E como falar em Cidade Baixa sem falar de sua maior especiaria culinária: o siri-bóia. Isso mesmo. Apesar da aparência hostil, o bichinho é para lá de delicioso. Não vou cair na mesmice em falar da Pedra Furada, point já manjado na DownCity. Minha dica é um buteco mais acima, na Boa Viagem mesmo, depois do Hospital Couto Maia.

O local se chama Bar Maresia. Conhecido também como bar do Jailson. Famoso pelo siri-bóia e outros crustáceos, e também pelo jeito típico do dono em tratar seus clientes. Não liguem para o mau humor; a comida vale muito à pena. E a vista também. Pena que da última vez que fui estava chovendo, não rendeu uma boa foto. Mas prometo enviar depois.




Minha dica é a ir ao local para um happy hour. No meio da semana, chegue 17h30; não adianta chegar antes, pois ele só abre às portas nesse horário, nem um minuto a menos. Se chegar mais cedo, vale matar o tempo num rápido passeio no Humaitá, que fica bem pertinho. Se o tempo ajudar, pegue uma mesa na rua mesmo, perto da balaustrada, para ter uma melhor visão da Baía de Todos os Santos.

Para quem bebe, a cerveja está sempre geladinha. Quando vou lá, sempre começo com a lambreta, enquanto espero pelo siri-bóia. Não se esqueçam de pedir o pirão para acompanhar. Outro prato muito gostoso é a agulhinha frita.

O lugar é bem simples, prato de plástico, banheiro unissex (mas sempre bem limpo), pouco espaço. O atrativo é a boa comida e o preço justo. É o lugar ideal para uma boa conversa entre amigos, com direito ao barulhinho do mar como trilha sonora!

* texto e experiência da jornalista antenadíssima ao Lado B Amanda Veloso

Crédito da foto: www.sxc.hu

11 de jul. de 2009

Olha a Juliana aí, gente!





Pára tudo! Aos que não tiveram o prazer e a honra de ver a cantora Juliana Ribeiro (veja texto "Um teatro encantado debruçado sobre o mar"), chegou a hora.
Ela está de volta com o mesmíssimo show, "Da areia", no restaurante Tom do Sabor, nos dias 17 e 24 de julho (sextas-feiras), às 22 horas. Citando o blog de sua produtora, Janaina Costa (http://comunicacaojanainacosta.blogspot.com/2009/07/blog-post.html):

"Após nove anos de carreira, Juliana Ribeiro lança seu primeiro trabalho solo no formato EP (Extended Play), traduzindo sua pesquisa sobre a trajetória do samba e da música popular.
As seis canções gravadas são: “Beira de Maré” e “Quem Vê?” de sua autoria em parceria com Tito Fukunaga e Gil Meireles; “Isto é Bom” de Xisto Bahia; “Ascendo o Luar” de Tito Fukunaga e Marcos Sampaio; “Lição de Vida” de Reginaldo Souza e “Batuque na Cozinha” de Martinho da Vila e João da Baiana, e fazem parte do seu mais novo show que foram estreado no Teatro SESI e segue para o TOM DO SABER(Pirâmide Rio Vermelho)."

Aliás, o Tom do Sabor é um autêntico Lado B. O restaurante fica numa construção chamada de Pirâmide Rio Vermelho (referência ao seu formato), onde estão dois restaurantes Tom do Sabor e pizzaria Piola em um espaço integrado a uma... livraria (Tom do Saber)! Meu vício. Se já comprei algum livro lá? Lógico que sim. E a obra é justamente sobre isso aqui: mídias sociais. Lá também acontecem cursos livres e bazares bem charmosos.
Tudo nesse local é requinte: cozinha, música, decoração, serviços, programação e o toalete (meninas, corram pra o toalete, pois é lindo e, no seu hall de espera, tem um espelho ENORME, do teto ao chão). Como diria uma grande amiga: pura glam (de glamour... ela doida, sem noção, mas eu a amo assim mesmo... rsrs...)

Ah, em tempo, a Juliana volta para um teatro em agosto, mas não vou falar sobre isso agora. Fica para a próxima indicação, que será elaborada a quatro mãos com meu amigo Déo Carvalho, pois ele já conhece bem o espaço.

1 de jul. de 2009

Meu novo Café Cancún



James Brown, Raul Seixas, Amy Winehouse, Seu Jorge, Michael Jackson, Carlinhos Brown, Madonna, Caetano Veloso... Fez algum sentido pra você? Não? Mas pra mim faz todo sentido. E é justamente pelo "lugar não comum" que essa mistura traz que a Borracharia faz parte do Lado B de Salvador.

Sexta-feira é simplesmente o melhor dia, porque o DJ Rui Santana (salvo engano do nome) capricha na mistura e consegue fazer uma salada que conduz a sabores musicais talvez nunca antes experimentados. Quiçá somente no Café Cancún, sob a obra e graça de DJ Hugo (por onde anda esse homem, meu Deus?)




Amo poder curtir (e dançar muuuuuuiiito) as músicas em seus arranjos originais sem aquelas batidas infames que 99,99% dos DJs colocam sobre seu set list e que tornam as músicas todas iguais. De cara limpa (e eu só ando de cara limpa), suporta-se, no máximo, 40 minutos, pois o cérebro entra em loop. Achei que nunca mais ia poder dançar assim na noite de Salvador (tal como se dança na Casa da Matriz e Casa Rosa, no Rio de Janeiro).

Um galpãozinho totalmente rústico, onde, durante o dia, funciona uma borracharia (com carros, pneus, macacos, chaves de boca...) e à noite, uma criativa e, às vezes, desconfortável (mas cheia de alma!) boate com uma super penumbra, um clima propício à paquera e muita gente cabeça - publicitários, jornalistas, músicos e outros bichos da massa pensante soteropolitana.

A decoração é atração à parte com restos de demolição, velas, pichações ideológicas, posters pra lá de originais, além de uma manifestação ostensiva de uma religiosidade... INDEFINIDA (rsrs..). E não é que isso é a cara da Bahia?

Na última sexta-feira, depois de sair do meu outro point Lado B, Sertão Bom, aterrissei na Borracha (carinhoso apelido dado por nosotros todos amantes do local) e a apresentei para duas queridas amigas-irmãs que ainda não a conheciam. Ficaram encantadas. Mas como todo mundo que chega num lugar pela primeira vez recorre a um guia, perguntaram: e aí, qual o esquema aqui? Apenas respondi: fiquem onde quiserem, façam o que quiserem. Borracharia é isso, Borracharia é liberdade!



Créditos das fotos: www.sxc.hu