Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

25 de jun. de 2010

Corra: teatro gratuito de qualidade!




Já falei desse evento na postagem anterior, mas acho que vale uma atenção especial pela grandiosidade (e raridade!) do projeto. O texto abaixo foi postado por Salvador Up Date no Facebook. Atenção especial para a doação de alimento, sendo que, no espetáculo "Cacilda", deve-se levar rosas (sem espinhos).

"Teatro Oficina (SP) apresenta Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, em sessões gratuitas para 2 mil pessoas, em Salvador:

25 de junho, 20h – Taniko, O Rito do Mar
26 de junho, 18h – Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!
27 de junho, 18h – Bacantes
28 de junho, 19h – Banquete

Teatro de Estádio (instalação itinerante), especialmente montado no Campus da UFBa, Ondina, atrás da Escola de Dança da UFBa.

Com um projeto inédito e superlativo, o time de atuadores do Teatro Oficina chega a Salvador sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa para apresentar quatro peças que integram a turnê nacional do Dionisíacas em Viagem. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas, além do Festival 'Das Bandas do Oficina'. As peças serão apresentadas de 25 a 28 de junho no Teatro de Estádio (instalação itinerante montada no Campus de Ondina da UFBa, atrás da Escola de Dança da UFBa), enquanto as oficinas acontecem de 18 a 21 de junho na Escola de Dança da UFBa. Já o show musical será realizado no dia 21 de junho, às 20h, no Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha. Todos os espetáculos de teatro são gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimentos (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor).

O primeiro espetáculo teatral a ser apresentado acontece no dia 25 de junho (sexta feira, 20h). Trata-se de Taniko, o Rito do Mar, baseado em peça de Zeami (1363 a 1443), dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô. Numa recriação de Luis Antonio e José Celso Martinez Correa, esse rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil, oferecendo ao público um musical “nô bossa nova tranzênicu”. Taniko, o Rito do Mar cumpriu temporada em São Paulo em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, e é um espetáculo diferenciado na programação do Dionisíacas – tanto pela sua duração, de cerca de 1h30, quanto pela encenação, indicada ao público de todas as idades.

No dia 26/06 (sábado, 18h) será a vez de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, segunda parte da maxi série teatral sobre a vida e obra da atriz Cacilda Becker, aqui em início de carreira, interpretada por Anna Guilhermina. Escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, trata-se da mais recente obra da Cia Oficina – foi produzida no final de 2009 –, passeando pela história do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960, sob o ponto de vista de uma das maiores artistas brasileiras.

Já no dia 27/06 (domingo, 18h), o público poderá conferir Bacantes, de volta a Salvador depois de 14 anos desde a primeira encenação no MAM. A peça reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, Deus do Teatro. Uma das mais conhecidas – e polêmicas – obras do Teatro Oficina, Bacantes foi apresentada em 1996 com enorme sucesso na capital baiana, em sessões que até hoje são consideradas por artistas do grupo como algumas das mais instigantes da história da Cia.

As apresentações teatrais serão encerradas no dia 28/06 (segunda feira, 20h), com O Banquete. Criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, numa Ode ao Amor, a montagem traz para a cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Jesus e Fidel Castro, reunidos numa festa promovida por um grande ator grego que acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio. A peça foi montada a convite do Festival de Zagreb, na Croácia, e em junho de 2009 iniciou temporada em São Paulo, também com enorme sucesso. A encenação marca a comemoração final das Dionisíacas e é seguida de uma grande festa com o público, ao som da Banda Tigre Dente de Sabre, cujos músicos acompanham a turnê."

20 de jun. de 2010

Nem Copa, nem São João?

Se você não está nem no clima de Copa, nem de São João, calma! Há soluções além do velho filme na sua home theatre. E mesmo que você esteja no clima, pode querer dar aquela saída pela tangente. Pílulas B para você:



Fête de La Musique - Em homenagem à festa celebrada na França, coristas, grupos musicais e instrumentistas se reúnem em uma noite dedicada à música na Aliança Francesa de Salvador. Dia 21 de junho (é amanhã, hein?), com entrada gratuita. Mais informações: no site da Aliança Francesa ou 3336-7599 e cultural@afbahia.com.br.

Carronaval das Dionisíacas - Sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa, são apresentadas quatro peças que integram a turnê nacional do grupo Dionisíacas em Viagem. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas, além do Festival “Das Bandas do Oficina”. As peças serão apresentadas de 25 a 28 de junho no Teatro de Estádio (instalação itinerante montada no Campus de Ondina da UFBa, atrás da Escola de Dança da UFBa). Já o show musical será realizado no dia 21 de junho, às 20h, no Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha. Todos os espetáculos de teatro são gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimentos (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor).


Os Enamorados - Peça trata do amor e o ciúme no mês em que se comemora o Dia dos Namorados. O texto, adaptado do original do italiano Carlo Goldoni, aborda a relação amorosa de forma leve e divertida, mas contundente. Paralelamente, acontece a exposição colaborativa O Ciúme Ilustrado, aberta gratuitamente ao público, com trabalhos de diferentes artistas visuais e curadoria de Andrea May. No Teatro Vila Velha, de 4 a 27 de junho, (sex a dom), às 20h. Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Centro Antigo de Salvador - Exposição aberta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é coordenada pelo artista plástico baiano Joãozito, com tecnologia de painéis multimídias e tecnologia touch scream. "Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui" fica em cartaz até 11 de julho, de terça a domingo, das 10h às 18h, no Palácio Rio Branco (Pça Tomé de Souza).



Circuito Sala de Arte - Obras primas estão em exibição no sempre "in" circuito Sala de Arte. Voltou a cartaz "Tudo pode dar certo", de Woody Allen, na excelente e aconchegante Sala Vivo (veja crítica literária sobre o filme no dia 15/12/2009). "Quincas Berro D'Água", do baianíssimo Sérgio Machado, está primoroso. Além disso, ainda não vi "Um homeme sério", mas certamente é uma nova promessa, pois tem a assinatura dos irmãos Coen, diretores de “Queime Depois de Ler” e “Onde os Fracos Não Têm Vez”. Indicado aos prêmios de melhor filme e melhor roteiro do Oscar 2010.