Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

30 de ago. de 2010

Prêmio Bravo! inscreve o público




Do site da Bravo:

"6º Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura apresenta neste ano uma nova categoria, dedicada à arte digital e aberta a participação do público.

Os trabalhos devem ser apresentados exclusivamente no suporte vídeo, tendo como tema a vida e a obra do compositor carioca Noel Rosa, o grande homenageado da festa de premiação, em outubro, na Sala São Paulo. Equipamento, recursos de gravação e edição, uso de áudio, fotografia e arte são livres, desde que criados digitalmente. Os autores também deverão respeitar direitos autorais e de imagem envolvidos.

As inscrições são gratuitas e abertas a artistas de qualquer idade. Elas serão feitas em duas etapas. Inicialmente, o artista deverá preencher a ficha (disponível no link ao final da página), onde deverá constar uma breve descrição do projeto e um currículo do participante, além dos seus dados pessoais.

Numa segunda etapa, o vídeo - com duração máxima de 10 minutos - deverá ser enviado pela internet através da própria página de inscrição. O prazo final é 15 de setembro. Será permitida a inscrição de mais de um trabalho por autor - no máximo três.

Serão escolhidos seis vídeos. Os trabalhos vencedores terão trechos apresentados durante a festa do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura, onde os vencedores receberão um troféu."

......................................................................................................


Sauípe também inscreve. Ahn?

Lado B também é reflexão... Confesso que o tema não tem muita relação com a proposta do Lado B de entreter por caminhos menos óbvios na soterópolis, mas o fato é pra lá de curioso e sai do lugar comum. Na verdade, uma meta reflexão, já que trata de um tipo especial de blogueiro.

O complexo Costa do Sauípe vai escolher uma pessoa para ser o "representante digital" por seis meses e, por esta curiosa função, vai pagar R$ 3 mil reais e oferecer hospedagem completa. Mas essa pessoa estará "envolvendo-se dia e noite com o projeto".

Tem várias regras, várias fases... Portanto, se você deseja se inscrever, tem que acessar já o site www.ohospededosauipe.com.br, pois terá cerca de 15 dias para produzir o vídeo e colocar no Youtube. Bem, é melhor ler os critérios todos.

Ah, sobre o site: você só precisa ter um pouco de paciência, pois demora para carregar e não tem a opção "pular a introdução" - verdadeiro pecado capital na web. Tem uma "concepção artística" um tanto duvidosa...



Bem, vamos em frente. Boa sorte a quem se candidatar. E se passar de fase, avisa para eu blogar e torcer, ok?

21 de ago. de 2010

Exposição fotográfica no Salvador Shopping




Texto enviado pelo amigo jornalista e fotógrafo Gustavo Rozario.

"O Salvador Foto Clube realiza a exposição Em Cada Olhar, Uma Revelação, em comemoração ao mês da fotografia e ao aniversário de 6 anos do clube. A curadoria é de Ailton Sampaio. Participa da exposição 29 sócios, cada um mostrando a sensibilidade do olhar nos mais variados temas. A mostra fica até o dia 5 de setembro no Salvador Shopping, no Espaço Gourmet, L1."

O Salvador Foto Clube é filiado à Confederação de Brasileira de Fotografia, conforme texto de Lyz Cerqueira no site da Confoto:

"Salvador Foto Clube é um clube de amantes da fotografia que nasceu em abril de 2004, após o curso Universo das Cores com o renomado Walter Firmo, realizado na casa da Photographia.

Tudo aconteceu muito rápido: a identificação pessoal, o interesse em comum, a dedicação persistente... E de repente ... uma explosão de idéias, junção de mentes, a mão na mão para JUNTOS construirmos esse SONHO REAL.

Somos um grupo eclético nas profissões, nas idades ... contudo, ÚNICOS, quando procuramos colocar em cada fotografia a expressão mais pura da alma, revelada através da singeleza de nosso olhar."

Imagem: banner da exposição (Salvador Foto Clube)

15 de ago. de 2010

Cinematografando: Cinco pessoas que você encontra no céu





Essa a minha estreia no Cinematrografando, pois Nelson Doy é o titular da cadeira. Mas devo alertá-los que minha abordagem nesse texto vai por outra linha. Sou mais de transcender o cinema, de usá-lo como suporte para reflexões, do que falar propriamente da Sétima Arte em seus aspectos técnicos, o que é feito com maestria pelo meu amigo. Esse é da série Rebobinando, pra ver em casa, no sofazão, com uma boa companhia e poder trocar ideias no final.



"As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu conta a história de Eddie, o mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos, tentando salvar a vida de uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco pessoas - algumas conhecidas, outras que ele nunca viu. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência, fica mais clara a grande importância dele na vida de milhares de pessoas sem que se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que, muitas vezes, não entendemos."

Esse recorte de sinopses "oficiais" do filme apenas atraem um pouco a atenção de uma possível audiência, embora não atraia multidões. Mas multidões poderiam ver (e provavelmente se sentirem empáticas com) essa obra, baseada no livro homônimo de Mitch Albom, um escritor de best sellers que foi responsável também pelo roteiro desse filme de 2004, produzido para TV.



É lógico que há verdadeiras obras de arte sobre o ato de viver e tudo que o justifica, com citações filosóficas em grande número e da mais alta qualidade. Mas nunca encontrei um filme tão claro sobre o tema; tão simples, que mesmo as pessoas que não costumam se aprofundar nessas questões existenciais podem perfeitamente fluí-lo. É um filme tecnicamente muito bem construído, mas, como eu disse, não quero entrar nessa seara. Mas posso garantir que tem aí um espetáculo a ser visto.



Quem me conhece bastante, sabe o quando temas existenciais são item 1 da minha lista de prioridades. Por isso, já tive oportunidade de ler e assistir obras das mais populares às mais complexas que abordem os segredos da vida. Entretanto As Cinco pessoas... passou, desde ontem, a ter uma cadeira cativa nos meus estudos vida à fora. Especialmente no meu atual momento, em que estou na berlinda em várias instâncias de minha vida, essa obra veio a calhar.

Sabe quando você está diante de alguém ou situação que lhe diz tudo que você precisa para seguir em frente? Eis o efeito que esse filme teve sobre mim. Ah, ele também ensina sobre isso: o saber ouvir e/ou ver o que está diante de nós com o coração aberto para o aprendizado e entender que aquilo que é, para nós, o óbvio, nem sempre é o que parece. Pode ser algo muito distante do que a nossa restrita visão de mundo se acostumou a enxergar.



Generosidade, cumplicidade, perdão, misericórdia, amor, confiança, resignação, compartilhamento, compreensão, gratidão... Esses são alguns dos nobres sentimentos colocados em pauta na película. Resumindo: assistam, porque nada do que eu diga será suficiente para dar conta da riqueza dessa obra. Podem dar uma olhadinha no trailer legendado no Youtube.

Fotos: IMDB.com