Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

14 de out. de 2012

Escritor baiano “perde” todos os seus livros *

 
Primeira tiragem do novo livro de Goulart Gomes - que participa da Flica, no próximo fim de semana - será distribuída gratuitamente

Você vai a uma praça e encontra um livro em um banco do jardim. Olha para os lados e não vê mais ninguém. Apanha o livro e leva para casa. Só então você percebe que aquela obra está inserida em um movimento mundial de “libertação” de livros, chamado Book Crossing. Isto é o que está acontecendo com a primeira tiragem do novo livro do escritor Goulart Gomes, intitulado VÓS SOIS MÁQUINAS (Editora Livro.com, 2012). Exemplares já foram deixados em vários locais de Salvador, Camaçari e Rio de Janeiro. A obra é o décimo quarto livro publicado pelo autor, seu segundo romance de ficção científica. O personagem central da história, que se passa no século 23, é um androide chamado Andr-El, que consegue estabelecer contato com seres de outra dimensão, o que provoca um rebuliço no planeta. O livro foi escrito com recursos do edital de Criação Literária 2010, da Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A primeira tiragem, de 250 exemplares, será distribuída gratuitamente.
 

Book Crossing ( www.bookcrossing.com.br) é um movimento mundial que estimula as pessoas a “libertarem” livros, novos ou seminovos, em locais públicos, possibilitando a outras pessoas que os leiam, também. Existe, ainda, a possibilidade dos livros serem deixados em pontos específicos. Em Salvador, o único ponto de Book Crossing está localizado no Café Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, onde o VÓS SOIS MÁQUINAS também foi “libertado”.


 Segundo Goulart, o objetivo da sua atitude, ao cadastrar no projeto todos os exemplares dessa primeira tiragem, é socializar o acesso ao conhecimento, cultura e informação, fazendo com que a obra atinja leitores que, normalmente, não teriam esta oportunidade. A próxima ação do escritor será “libertar” exemplares no município de Cachoeira, durante a realização da festa literária (FLICA). O autor terá participar como convidado no dia 19 de outubro.

*Texto: adaptado da assessoria de imprensa
Imagens: www.goulartgomes.com

Um comentário:

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?