Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

1 de nov. de 2009

Lado B em pílulas


Como já mencionei algumas vezes nesse blog, a programação Lado B da cidade está cada vez mais intensa e numerosa por conta do clima de verão. Como não tenho esse pique todo de comparecer a tudo para dar detalhes sobre cada programa, decidi, sempre que necessário, escrever o Pílulas B: trata-se de pequenos textos (outros nem tanto...) sobre cada programa num só post, lembrando os velhos tempos de jornal de grande circulação - tenho saudade, sim, mas adoro minha liberdade atual.



Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona - Serão exibidos 50 filmes, entre os quais obras-primas do cinema negro-africano inéditas no Brasil. Durante a mostra serão oferecidas duas lições de cinema, com Med Hondo, um dos pioneiros do cinema africano, e Samba Félix Ndiaye, o maior documentarista do continente, e uma mesa redonda, com as participações de Catherine Ruelle, Mahomed Bamba, Samba Félix Ndiaye e Med Hondo. Até 04/11, na sala Walter da Silveira, no cine-teatro Molière da Aliança Francesa e na sala de cinema do MAM. Entrada gratuita. (fonte: www.plugcultura.wordpress.com)

..............................................................................................................................

Orquestras no Pelô - O local não é minha praia, mas a programação é de alto nível. Para quem já frequenta o Pelô, vale a pena prestigiar o esforço dos poderes públicos de revitalizar a região - mas tenho que fazer a minha ressalva e protesto: revitalização não passa apenas por agir para inglês ver (segurança em locais específicos e restritos e uma bela programação cultural gratuita ou muito barata). Não se pode tratar somente da fachada e achar que está tudo resolvido como senhor ACM fez e enganou direitinho meio mundo.

Revitalizar uma localidade passa por acolher as populações locais, tirando-as da margem, dando-lhes educação, formação profissional e, acima de tudo, perspectiva de vida. O que se vê no Pelourinho é uma ilha de tradição da baianidade cercada de violência, miséria e abandono por todos os lados. Não dá pra ir lá sem carro. E, mesmo assim, a segurança nos estacionamentos é sofrível. Parece que tudo é adequado ao modus operandi do turista que, geralmente, está de táxi.

O que fazer? Colocar mais policiamento? É óbvio que não resolve, pois os policiais apenas servem de muros entre a população feliz-visitante e a população miserável-local. O atual governo - pelo qual não tenho muita simpatia, mas temos que ser justos - está fazendo um esforço legítimo. Espero que o esforço se transforme em atos reais (saiba mais sobre o Plano de Reabilitação www.pelourinho.ba.gov.br/plano-de-reabilitacao).



Blogando o site do Pelourinho: "Para quem acha orquestra uma coisa ultrapassada ou erudita demais, o Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, preparou uma agenda que vai desbancar qualquer preconceito. Com releituras contemporâneas das formatações originais, orquestras modernas foram escolhidas a dedo para agitar a programação do Pelô em novembro." Fonte do texto e da foto (Sora Maia): www.pelourinho.ba.gov.br/2009/10/27/orquestras-no-pelo.html

..............................................................................................................................

Le Dantec e cinemas Unibanco - Não é barato, mas é genial. Um dos mais prestigiados chefs de cozinha de Salvador, o francês Marc Le Dantec - escolhido por quatro vezes como o melhor Chef pela publicação Veja Salvador - abriu o seu novo restaurante Poesia Marc Le Dantec - French Brazilian Cuisine no terraço do Espaço de Cinema Unibanco, na Praça Castro Alves. Conclusão: será possível assistir às interessantíssimas mostras cinematográficas e comer algo de alta qualidade e requinte de frente para a Baía de Todos os Santos com um por do sol incrível. A praça Castro Alves é dos cinéfilos! De terça a sexta, das 12h às 23h40, sábado, das 16h a 23h40, domingo e segunda, das 13h a 21h. Fone: 3331-3854.

..............................................................................................................................

Rodas de Música com Soraya Aboim - A cantora recebe para happy hour, às sextas-feiras, convidados como: Mário Ulhoa, Will Carvalho, Júlio Caldas, A Volante do Sargento Bezerra, Noeme Bastos, entre outros. No Espaço - 1º andar (R. Ilhéus, 258, Rio Vermelho), 13 e 20 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro, às 19 horas. Couvert: R$ 10. Info: 9929-1771/ 3334-4459.

..............................................................................................................................

Lado B para pimpolhos - a pedido de minha amiga Marilda Ferri que tem uma pequena e linda filha, mas sente saudade de um bom programa fora do aconchegante lar, vai a dica da publicitária e queridíssima Renata Habib - mãe de um casal de pimpolhos: http://pequenopolis.wordpress.com/ . Esse site já está como link preferido do Lado B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?