Olha, Juliana Ribeiro aí, gente! Posto o release da artista que dispensa comentários para quem já conhece. E para quem não conhece ainda, só dou um conselho: vá assistir a um show dela, pois é um exemplo de talento, inteligência, simpatia e humildade.
Juliana Ribeiro lança primeiro CD solo no Parque da Cidade, neste domingo, às 11 horas da manhã. “Amarelo” é resultado de pesquisas da cantora e historiadora e apresenta as matrizes que constituem o samba.
"Ela é filha do Sol e de Oxum, pertence ao signo de Leão e tem como elemento chinês o fogo. Por esses e outros motivos, Amarelo foi o nome escolhido para o primeiro CD solo da compositora, intérprete e historiadora baiana, Juliana Ribeiro (32).
A obra é composta por uma vasta pesquisa que traz inusitada harmonia entre ritmos como o jongo, o semba, o batuque, a Música Popular Brasileira (MPB), o lundu, o ijexá, o maxixe e o samba. Dessa forma, Juliana Ribeiro se apresenta ao público como uma artista completa, sem rótulos ou limitações, durante o show de lançamento no dia 21 de agosto, no Parque da Cidade, no mesmo dia em que a artista comemorará seu aniversário.
O CD contou com a direção musical Duarte Velloso e o brilhantismo de Ricardo Hardmann, André Tiganá, Wilton Batata, Kiko Souza, além de outros músicos convidados e participações especiais do Coro de Cor e Roberto Mendes. O repertório é formado por composições próprias e de grandes nomes do cenário musical baiano como Tiganá Santana, Reginaldo Souza, feitas especialmente para esse CD, e os maiores sucessos em seus dez anos de carreira.
Cada música carrega um significado especial para Juliana. “Eu vim das águas”, por exemplo, foi feita especialmente para Yemanjá. “Gostaria de homenageá-la e agradecê-la pela companhia de toda uma vida. Sonhei com o refrão e assim que acordei compus a letra e a melodia”, disse. “Xica Xangô de Ouro”, composta pelo irmão da cantora, Arthur Ribeiro, é uma das faixas que chamam mais atenção no CD, pela sonoridade do Ijexá. “Edith” foi um presente, pois foi o autor, J. Veloso, quem escolheu Juliana para interpretá-la.
No palco, a cantora usa e abusa de recursos e faz um verdadeiro espetáculo. Entre uma interpretação e outra, Juliana entretém o público com histórias sobre os ritmos cantados e que contam a trajetória do samba na música popular brasileira. "É um espetáculo que reúne três séculos de canção", diz.
Um dos momentos mais esperados acontece durante a apresentação da música “Atraca Atraca”, que apresenta o ritmo afro-brasileiro chamado Jongo, uma das matrizes pesquisadas pela artista. Para ilustrar melhor o ritmo, a dançarina e professora Vânia Oliveira (Funceb), foi convidada para coreografar essa manifestação no palco.
“A intenção é que a platéia compreenda mais sobre os ritmos através da dança”, explica Juliana. O CD é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiagas e do Faz Cultura, e produzido pela Baluart Produtora Cultural e Deo Carvalho.
O QUE? Lançamento do CD AMARELO de Juliana Ribeiro
QUANDO? Domingo, 21 de agosto
ONDE? Parque da Cidade- Projeto Música no Parque
HORAS? 11h da manhã ( pontualmente)
OBS.: Os CDs estarão à venda no local com preço promocional de 20 reais"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?