Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

14 de mar. de 2010

Muiiiito lixo no Porto da Barra


Neste fim de semana, a cidade foi abençoada com os últimos shows do Espicha Verão, na praia do Porto Barra. Organizado e repleto de atrações de excelente qualidade, o projeto encantou também pelo cenário. E é sobre cenário e não sobre conteúdo que esse post quer falar: a praia. Como sempre, queremos aqui lançar um olhar estilo "Lado B" sobre esse evento.

Reduto da resistência dentro da área mais urbana de Salvador em termos de limpeza e boas condições de banho, o Porto da Barra ainda sofre com enorme falta de consciência das pessoas. Situação que chega a causar atos meio irônicos, mas sérios em essência, como o grafitismo da foto com o qual me deparei ao descer as escadarias para chegar a areia. Nas entrelinhas, o que ele quis dizer é: "sei que vocês vão sujar mesmo, mas, por favor, esforce-se para não sujar tanto". Pelo que vi, após esses espetáculos que nos encheram de orgulho, deu pra perceber o trabalho enorme a se fazer, pois, além dos visitantes da hora não terem o menor cuidado com seu lixo, não havia quase nenhum lixeira disponível para os que estavam preocupados em jogar lixo no lixo.


Sem uma assinatura (pelo menos não estava visível pra mim), não tenho como fazer uma homenagem à altura desse artista urbano de tanta sensibilidade. Mas fica aqui o apelo: quem passar pela área confere, fala sobre o assunto, chama a atenção das pessoas, enfim, faz valer a intenção do grafiteiro.

Tive a oportunidade de, nas minhas férias mais recentes, me deliciar com a aprazível praia do Porto da Barra numa quinta-feira. Apenas turistas e moradores aproveitam o local durante a semana. E não só a tranquilidade de poder ler um bom livro de frente pro mar me encantou. A sensibilidade das pessoas em cuidarem de seus lixos em parceria com os vendedores e prestadores de serviço é linda de se ver.

"Se todos fossem iguais a você..." não aconteceria o desastre recentemente divulgado via e-mail por alguns cidadãos heróicos, que deveriam ser agraciados com algum tipo de homenagem pelo seu belo exemplo. Um grupo de amigos decidiu fazer uma limpeza das águas do Porto após o carnaval. A quantidade de lixo encontrada foi vergonhosa e, o pior, nenhuma organização formadora de opinião ou responsável por ações público-governamentais deu a menor importância.



O grupo - de acordo com a mensagem - chegou a oferecer como matéria para vários veículos de comunicação, mas, pelo visto, atos raros de cidadania e comprometimento com a natureza e, em última instância, com a vida saíram da lista de critérios de noticiabilidade da nossa mídia. Nessa horas, tenho vergonha de ser jornalista!

Felizmente, existem as redes sociais (se não por definição como Orkut, Facebook etc., mas por metodologia, como o ato de disseminar uma informação apenas transmitindo e-mails para seus contatos). E parece que isso tem nos salvado de algumas lacunas que os nosso veículos de comunicação têm deixado pelo caminho (muitas vezes com razão, já que alguns temas não cabem ser abordados nos grandes veículos; outras por omissão ou falta de compromisso com o coletivo como no caso em questão).

Decidir postar as imagens que chegaram a mim como forma de auxiliar na missão desse heróis anônimos (esses, sim, engrandecem e fortalecem a palavra que já virou sinônimo de mediocridade, mau caratismo e falta de valores na voz do minha ex-referência de bom jornalismo, Pedro Bial. Lamentável!).

Confira a história e as imagens completas no blog da ong Global Garbage.

O crédito das fotos: a primeira é minha e a do fundo do mar é do blog acima citado.

Um comentário:

  1. Cris, também vi a mensagem e fiquei bem chocada, num primeiro momento. Mas lembrando depois o comportamento das pessoas durante o Carnaval, você pára e se dá conta de que a mensagem de fato não surpreende.
    Eu era motivo de gozação, durante a folia, por não largar a minha latinha (vazia) enquanto não achasse uma lixeira ou um catador. A quantidade de lixo no chão era absurda, em alguns pontos, prejudicando a passagem de pedestres no circuito Barra-Ondina. O problema do lixo se tornou urgente no Carnaval faz tempo, mas parece que poder público e empresários têm outras prioridades a resolver...

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?