Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

10 de jul. de 2010

Cinematografando: Príncipe da Pérsia*




Esqueçam as críticas chatas da mídia. Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo (Mike Newell, EUA, 2010) é com certeza o grande lançamento do ano para a garotada de 13 anos. Se os seus filhos ainda não têm idade para curtir a série Crepúsculo, leve-os para ver este.

Príncipe da Pérsia, As Areias do Tempo tem todos os chavões de uma aventura pré-adolescente, mas maravilhosamente temperados pelo profissionalismo Disney. Tem um príncipe legal, uma princesa voluntariosa (aliás, princesíssima, Gemma Aterton) e o bandoleiro engraçado que no fim se redime juntando-se ao grupo para defender a honra do casal. É o "Caçadores da Arca Perdida" da nova geração, muito mais ágil, espetacular e divertido. Agrada às meninas também, com os belos figurinos da princesa, além do Jack Gyllenhaal.



E está revelado portanto o segredo daquele bonequinho estóico que nunca se cansava de retornar à vida sempre que pressionávamos o botão vermelho do joystick para reiniciar aquela fase do jogo. Ele, que desferia estocadas certeiras nos guardinhas barrigudos e que dava saltos inacreditáveis nas plataformas: o danado praticava parcour! No filme, até ganha um nome: Dastan, encarnado num Gyllenhal anti-herói, abobalhadamente simpático.

Na história, ele é um garoto adotado pelo rei como príncipe, mas que nunca quis nada com o poder, avesso aos protocolos. Adulto, ele e os irmãos são movidos a atacar um reino teocrático sob argumento de que produz armas de guerra às escondidas do grande império Persa. Qualquer semelhança com o Irã... Mas em meio aos festejos pela conquista, acaba sendo acusado de matar o pai adotivo. Aí começa a saga. Fotografia, figurinos e cenografia excelentes enchem os olhos. E diálogos bem colocados entre muitas cenas de ação garantem entretenimento incessante até a cena final.



O interessante é que descobrimos ao longo da trama que a história dos armamentos é apenas uma farsa para justificar a invasão. Homessa! Como pode o patriótico Jerry Bruckheimer, que produziu entre outros a série Lenda do Tesouro Perdido, cometer uma dessas? Ah, mas ele está apenas reafirmando seu fidelidade republicana. No roteiro, a autoria da farsa vai sendo desencavada até chegarmos à eminência parda do rei, que desejava usurpar o poder. A estocada vai no fígado de Hillary Clinton. Quer dizer então que ela queria a presidência e, como conselheira, está tentando criar factóides para chamar mais atenção que o próprio presidente? Hmmm!... E mais: o filme ainda prega contra as altas taxas de imposto. Em bom momento aqui no Brasil.

Assim, com discurso anti-imperialista, sem querer Bruckheimer coloca um pezinho de Hollywood no cobiçável mercado de Bollywood. Comandado pela poderosa indústria cinematográfica da Índia, "Bollywood" é um circuito que reúne países orientais como Coréias e Tailândia aos países do Oriente Médio devido a sua cultura, islâmica em grande parte, que não aceita a maioria dos filmes norte-americanos. Cenas de beijo, bebidas alcoólicas e palavrões, por exemplo, estão fora de cogitação. No filme, a única cena inapropriada é justo a do beijo, que mesmo assim é breve e do tipo auto-colante. Pode muito bem ser desgrudada e colada em qualquer outra cena, bem como retirada completamente.

* Texto de Nelson Doy, publicitário que mora no Rio de Janeiro, amigo querido, maior "cabeção" e sempre antenado com tudo sobre tudo!

Imagens: www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?