Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

26 de mar. de 2011

Vamos pensar em sustentabilidade?


Minha amiga Djenane enviou-me, há algum tempo, essa programação chamada de Carrossel Itinerante, mas confesso que, apesar de achar muito interessante, restringi-me a divulgar por e-mail para alguns amigos e conhecidos.

Duas apresentações já acorreram, mas ainda há tempo para divulgar mais duas. O Carrossel Itinerante é um ciclo de palestras que acontece sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, às 19h30, no auditório do Ciranda Café Cultura & Artes, Rua Fonte do Boi, nº131, 1º andar, Rio Vermelho. O evento é gratuito e livre para todas as idades. O tema é livre e o facilitador define a metodologia de apresentação, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos.





Tema: A contribuição da Sistematização de Experiências para o desenvolvimento do campo Agroecológico.
Data: 05 de abril de 2011

Durante mais de uma década o IPB desenvolveu o projeto Policultura no Semiárido em três municípios baianos. Ganhador de vários prêmios, certificado como tecnologia social e apontado pela ONU como uma prática vitoriosa no combate à fome e à pobreza no Brasil, o projeto gerou inúmeros processos de aprendizagem.



Mediante esforço de reconstrução da experiência por meio da sistematização e da análise crítica, foi possível identificar significativas lições, que serão compartilhadas durante o carrossel.

Palestrante: Cinara Del'arco Sanches, Engenheira Agrônoma, Coordenadora do Projeto Policultura no Semiárido


Tema: Conhecendo as Águas Subterrâneas
Data: 03 de maio de 2011

Águas subterrâneas - todos usam, mas não a conhecem
A maior parte da água subterrânea, dentro de algumas centenas de metros abaixo da superfície, está em movimento. Diferente do fluxo dos rios que são medidos em km/h, a água subterrânea se move tão lentamente que as velocidades são expressas em centímetros por dia ou metros por ano.



A razão para esse contraste é facilmente explicado. Enquanto que as correntes fluem através de canais abertos, a água subterrânea se move através de pequenas passagens, freqüentemente ao longo de caminhos tortuosos. Por isso, o fluxo da água subterrânea depende, em grande parte, da natureza da rocha ou do sedimento, através do qual ela se move, ela flui para a superfície de rios ou lagos, ou para os oceanos.

Palestrante: Zoltan Romero - Geólogo, Especialista em Recursos Hídricos e Mestrando em Qualidade de Águas Subterrâneas


Imagens: www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?