Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

8 de mai. de 2013

Quem brinca é feliz


A exposição “Os brinquedos que moram nos sonhos – o brinquedo popular brasileiro”é prorrogada até 19 de maio. Da coleção do fotógrafo David Glat, segue em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. Milhares de visitantes já conferiram a mostra desde a sua abertura, em dezembro (com um pouquinho de paciência, você pode ver na foto ao lado a frase que inspirou o título deste post).

Tanta curiosidade dessas milhares de pessoas não é à toa: a mostra é um mundo de encantos! Com curadoria do próprio colecionador e da diretora do Museu, Sylvia Athayde, a exposição inaugurou o ciclo da alta estação com um programa voltado para crianças, adultos e idosos. Os 1.500 brinquedos expostos estimulam a força lúdica e a inventividade da criação popular.


Todos os espaços expositivos do MAB recebem a coleção, que está dividida em seções/tema como: A Sala de Brinquedos, A Sala dos Sonhos, a Sala do Espetáculo, a Sala do Medo, A Sala das Reciclagens, A Sala do Desafio, A Sala das Representações e a das Instalações Multitemáticas, aproveitando a segmentação do museu. Durante toda a temporada, serão realizadas visitas monitoradas e atividades de arte-educação tendo os brinquedos como tema.


David Glat conta que sua coleção de brinquedos e representações do universo lúdico infantil começou quando, com 20 anos, e já no exercício da profissão de fotógrafo, viajava bastante pelo interior principalmente pelas regiões norte, nordeste e sudeste e


aproveitava para pesquisar e conhecer os artistas populares das cidadezinhas. “A minha casa era toda decorada com brinquedos feitos por artistas populares”, conta. “Um belo dia me dei ao trabalho de somar e percebi que já eram 300 brinquedos e que já poderia me considerar um colecionador”, avalia. Hoje a coleção totaliza 2.200 peças.

Texto adaptado do Portal Secult
Fotos minhas em estado de encantamento, in loco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?