Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

12 de out. de 2009

Cinema e teatro em festivais internacionais





Aberta temporada de caça aos festivais. Falo dessa forma porque, infelizmente, Salvador é mal servida de divulgação a respeito de programas de qualidade e temos que fazer verdadeiras investigações para encontrar informações - e foi justamente por isso que criei esse blog (pelo menos meus amigos ficam bem informados). Um grande festival está acontecendo. Veja em www.saladearte.art.br/festival:



"A 6ª Edição do Festival Internacional Cinema de Salvador, promovido pelo Grupo Saladearte com patrocínio da Vivo, este ano tem como mote Vivo Lab: Cinema e Mídias Móveis. De 9 a 22 de outubro de 2009, a programação ocupa cinco espaços do Circuito –Cinema do Museu, Cinema da UFBA, Cine ViVO, Cinema do MAM e Cine XIV – com exibições de novos filmes, oficinas, mesas-redondas e sessões especiais.



O Festival Internacional Cinema de Salvador ocorre anualmente, trazendo ao público baiano um vasto painel do cinema feito hoje no mundo, sem perder de vista a cinematografia nacional. Este ano, o Festival traz cerca de 70 filmes, divididos em mostras temáticas, com produções de mais de 15 países. Entre diferentes estilos, gêneros, origens, produções independentes premiadas em festivais nacionais e internacionais, que têm em comum o traço autoral e a exploração das possibilidades poéticas da linguagem cinematográfica.

O Festival Internacional Cinema de Salvador conta com o patrocínio da Vivo, Governo do Estado através do Fazcultura e apoio cultural do Banco do Nordeste, Shopping Iguatemi, UniJorge."



Outro festival que está na sua segunda edição - mas que já nasceu em 2008 com maturidade, profissionalismo, brilho e grandiosidade de um festival tradicional - é o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. O site está ainda em construção (www.fiacbahia.com.br - ponha nos seus favoritos e consulte sempre), mas acredito que o evento deve ocorrer entre o final de outubro e início novembro no TCA(www.tca.ba.gov.br) e outros espaços da cidade.



Vocês devem estar se perguntando porque estou postando algo que ainda não tem data ou local confirmados. É que os ingressos devem ser, a exemplo da primeira edição, muuuuuuiiiito baratos (R$ 10 e R$ 5), portanto acabam rapidinho. Em 2008, eu só consegui comprar para cinco espetáculos.

Em 2008, o Fiac teve patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e governos federal e estadual, além de apoio ou copatrocínio de inúmeras empresas e instituições como Banco do Brasil, grupo A Tarde, Ufba, Irdeb, entre outras. Ai como fiquei feliz de ver quanto apoio importante tem esse evento que proporciona a Bahia o status que ela merece - temos uma das mais antigas faculdades de teatro do Brasil. Para vocês entenderem o quanto o evento vale a pena, reproduzo texto da primeira edição:




"Espetáculos internacionais, nacionais e baianos ocupando teatros, ruas e espaços alternativos em Salvador, Camaçari e Feira de Santana. Para todas as idades, a preços populares. Diversidade, experimentação e intercâmbio. Oito dias para fruir e refletir: palestras, oficinas, bate-papos, lançamento de livros."




Fotos: www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?