Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

4 de jan. de 2010

Aconchego da Zuzu, o Lado B com estilo Classe A*




O bairro do Garcia tem o seu dia de Lado A uma vez por ano, na segunda-feira de carnaval, quando a folia trieletrizada dá lugar às bandas de sopros e à irreverência dos foliões da Mudança do Garcia. Mas naquele território emblemático, mais famoso pelas escolas tradicionais que pelos bares, tem um bar tipicamente Lado B que resiste ao tempo e ao modismo de outros bares da cidade. Falo do Aconchego da Zuzu.

O bar e restaurante Aconchego da Zuzu está instalado numa típica residência familiar, com uma arquitetura que remete às casas populares das primeiras décadas do século XX. Quem passa pela rua não imagina o que pode encontrar à medida que se adentra o antigo casarão.

A partir de uma área descoberta, chega-se ao típico quintal urbano, coberto pela sombra de mangueiras frondosas. Esse quintal é palco para prazeres diversos que vão da boa mesa à boa música. Comece pela entrada de abará e depois, com muita calma, prove os petiscos de agulhinha frita ou pititinga, caldos diversos até chegar ao prato principal, a moqueca de peixe ou carne do sol com aipim frito.

Todo esse repertório gastronômico ganha um sabor especial com o tempero musical que é referência da casa. Do chorinho à bossa nova, passando pelos sambas antigos e contemporâneos, o palco tem lugar para vários estilos musicais. Prefira todos.

O nome do bar é uma homenagem à matriarca da família de proprietários, a centenária Dona Zuzu. Vê-la circulando animada pelo local, nos faz entender o real significado da palavra longevidade. O serviço do Aconchego da Zuzu é feito por uma extensa rede de filhos, sobrinhos e netos da matriarca, que implantaram um jeito especial de atender os clientes. Com estilo, o estabelecimento superou a categoria de um simples barzinho e já pode ser considerado uma espécie de local Classe A no universo Lado B dessa cidade de São Salvador da Bahia.

Oficialmente o Aconchego da Zuzu está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, n° 18, Fazenda Garcia. Mas na informalidade da geografia Lado B da cidade, fica no topo da ladeira do Posto São Jorge, no final-de-linha do Garcia. Funciona de terça-feira a domingo para almoço a partir do meio dia; e à noite, com boa música ao vivo, de quinta-feira a domingo, das 20h30 às 24h. Tel: (71) 3331-5074.



* Texto do jornalista Alberto Freire, uma das minhas grandes referências para indicações Lado B. Como eu, Alberto quer levar a mãe dele para assistir um bom chorinho em um domingo no Aconchego da Zuzu.

Foto: www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?