Para quem acha que filosofia é coisa ultrapassada, é bom correr para pegar o bonde da história. Nos últimos anos, o filófoso canadense Lou Marinoff tem mexido com muita gente nas confortáveis cadeiras, cátedras, sofás, divãs e outros objetos "sentáveis".
Sua obra mais famosa "Mais Platão, menos Prozac" defende que o ser humano pode vivenciar e superar a maior parte de seus problemas psicológicos e/ou existenciais com filosofia - ao invés de medicamentos e outras drogas - como sempre ocorreu há milhares de anos na história. (veja entrevista da revista Época)
Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia*, a Associação Cultural Nova Acrópole promove o evento 5ª Semana Mundial da Filosofia com a exposição "Civilizações e Filosofia" e palestras ligadas às tradições filosóficas que originaram ou influenciaram o pensamento do Ocidente. Como o site deles é meio confuso, o melhor é dizer a programação aqui e vocês tirarem as dúvidas por fone ou e-mail (3354-4878/ 8728-3233 ou salvador@nova-acropole.org.br). Fica na Alameda Florença, nº 108, Pq. Júlio César, Pituba.
25/11 - quinta-feira (19h) - Japão
26/11 - sexta-feira (19h) - China
27/11 - sábado (17h) - Roma e Grécia
28/11 - domingo (15h) - Nova Acrópole - Um ideal atemporal adaptado a nossa realidade
No dia 20, sábado, às 17 horas, antes do evento, tem uma palestra grátis: "O poder da mente sobre a matéria". Informe-se também sobre a programação gratuita permanente e outras atividades como curso de filosofia para jovens de 14 a 17 anos, artes marciais filosóficas, pilates, oratória e oficina de desenho.
* O Dia Mundial da Filosofia, 21 de Novembro, foi instituído pela Unesco. A proposta é de mostrar que a Filosofia (palavra do grego que significa amor pela sabedoria) é uma atividade que deve e pode ser praticada por todos, independente de classe social, credo, grau de informação, pois é essencial à manutenção da vida e da cidadania.
Imagem: www.nova-acropole.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?