Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

11 de set. de 2009

O abará e o asfalto




Sair do trabalho, de preferência numa sexta, e saborear aquele abará maravilhoso para manter o nível de dendê no sangue baiano (de nascimento ou adotado)? Não tem preço. E, para comer abará, tem que estar de pé no asfalto, ou sentado em algo bem rústico ou simples, e na companhia essencial do céu aberto lá em cima, coroando a noite com estrelas e a bela lua. Quer mais felicidade que isso?

Tudo bem, tudo bem. Eu lhe indico algo para fazê-lo ainda mais feliz. Vá ao acarajé da Jaci, no Parque Júlio César, ou naquele que fica em frente ao prédio da Petrobras, no Itaigara. O primeiro já foi reconhecido, inclusive, pelo ranking da Veja Salvador. Eu chamo atenção especialmente para o vatapá. Ah, que vatapá, meu Deus! E olha, eu saboreio abará com vatapá, salada e pimenta há cerca de quinze anos e está exatamente igual: de-li-cio-so. Gasta-se em torno de 3 reais e ainda leva gratuitamente o sorriso da Jaci com sua energia boa demais.

O segundo, ao que me consta, nunca recebeu premiação formal, mas é top entre meus amigos - pessoas de muito bom gosto; eu garanto! Deixa contar algo... Está sentado(a)? A iguaria é preparada com camarão na massa e, alguns já vêm com a pimenta! hummmmm... Dá água na boca. O preço é mais que convidativo: R$ 2,50.



Mas o melhor de tudo é a conversa gostosa entre amigos para começar o fim de semana com pé direito. Uma cervejinha (ou guaraná, pra quem não bebe álcool) tirada de um bom isopor (desses bem baratinhos que vedem no supermercado) e a resenha da semana contada entre risos, gargalhadas, tiradas filosóficas ou entre as piadas mais sem noção do mundo. E isso, não tem preço (olha o plágio, aí, gente...)!



Fotos: www.saltur.salvador.ba.gov.br e www.sxc.hu

2 comentários:

  1. Frituras... mas só no dia do lixo... guaraná, nem pensar! pelo menos é mais soft que Coca Cola.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com esta indicação de saborear o abará (ou o acaragê) maravilhoso da Jaci, no Parque Júlio César. Já fui na companhia da minha amiga Cristina Amorim e adorei.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?