Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

29 de out. de 2011

"Porque o samba nasceu lá na Bahia..."



O samba nasceu aqui e não há como mudar isso. E nada mais justo que o resgate dele, em sua mais pura essência, aconteça aqui, não é? Eis o imenso valor desse projeto. Em meio a uma vida acelerada que não para para olhar sua história e reverenciar aqueles a quem devemos a nossa riquíssima cultura, os nossos antepassados, há de se reconhecer a importância de projetos como esse, que ainda prestigia a comunidade onde está inserido (meia entrada para moradores). Que viva o samba! Confira abaixo texto da assessoria de imprensa:

"Vem aí mais uma edição do multirão do samba da Bahia. O Projeto Samba em Construção, que reúne artistas baianos em uma grande celebração, terá mais uma edição no próximo dia 30 de outubro (domingo), a partir das 14h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro de Brotas.

Os operários da construção e anfitriões do samba são Lucas do Pandeiro, a cantora Maira Lins e o Menos um no Quartetto, formado pelos cantores, compositores e instrumentistas Humberto Barretto, Ronaldo Nobre e Cassius Cardozo. O grupo recebe convidados especiais das diversas linguagens artísticas. Dessa vez, integram o multirão musical, o artista visual Alvinho Bôa Morte, o músico Zé Mário, o Dj Camilo Fróes e a cantora, atriz e bailarina Clécia Queiroz, importante divulgadora do samba da Bahia. Para completar a diversão, será servida a Feijoada no Lounge, feita por Elvira Moraes, afinal samba no domingão, pede feijoada.


Gordurinha - Com o objetivo de reverenciar os grandes nomes da nossa música, a cada edição é escolhido o Mestre da Obra, que neste próximo encontro será o cantor, compositor, radialista e humorista, Gordurinha. Nascido em Salvador, em agosto de 1922 e registrado como Waldeck Artur Macedo, Gordurinha é um dos multi-artistas brasileiros que, apesar de sucessos nas diversas áreas de atuação, é pouco lembrando pela história do Brasil.

Após apresentar-se como calouro, aos 16 anos na Rádio Sociedade da Bahia, Gordurinha iniciou uma trajetória que incluiu a passagem pelo teatro como humorista impagável, atuação na Rádio Nacional, cinco dias com músicas satíricas e composições de sucessos do cancioneiro popular como Baiano burro nasce morto, Mambo da Cantareira, Vendedor de Caranguejo, Súplica Cearense, eternizada na interpretação de Luiz Gonzaga e recentemente gravada pelo Rappa, e Chiclete com Banana, música que além de ser gravada por artistas como Gilberto Gil, deu nome a peça de teatro, tiras de quadrinhos e a uma banda de música baiana. Gordurinha será homenageado pelos artistas do Samba em Construção que vão mostrar ao público suas músicas e passagens da sua vida, marcada por alegrias e injustiças.


O local – Climatizado e recentemente recuperado, o tradicional Solar Boa Vista ganhou decoração que remete à atmosfera dos canteiros de obras, para combinar perfeitamente com a proposta do Projeto Samba em Construção. O Cine Teatro Solar Boa Vista, equipamento de Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, fica no Parque Boa Vista, localizado entre Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas e Ogunjá, que estão entre as mais de 50 localidades do imenso bairro de Brotas. De fácil acesso por essas vias e com amplo estacionamento, o local promete ser uma das melhores opções musicais para os domingos de Salvador.

A produção do Samba em Construção é da Pronto Agência de Cultura e da Hiperativa Comunicação e Cultura. Mais informações e imagens dos shows em www.sambaemconstrucao.com.br


SERVIÇO

O que: Projeto Samba em Construção

Onde: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas. Para mais informações sobre o espaço e localização, acesse: blogdosolar.wordpress.com

Quando: dia 30 de outubro, domingo, a partir das 14h.

Valor: R$ 20,00 (preço único) Meia entrada para moradores de Brotas que apresentarem comprovante de residência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?