Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

16 de mai. de 2010

Conferência internacional sobre mídia e racismo

Extraído de Blog da Cultura:

"No próximo dia 21 de maio de 2010 acontecerá em Atlanta, Estados Unidos, mais uma reunião do Plano de Ação Conjunta Brasil/Estados Unidos para Eliminar a discriminação Étnica e Racial (JAPER). O Plano foi assinado em 2008 e prevê uma série de iniciativas entre as duas nações marcadas por desigualdades raciais históricas.

Quem estiver em Salvador e tiver interesse em acompanhar os debates que acontecerão na cidade americana terão uma oportunidade. É que a Fundação Pedro Calmon/Secult, o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro e a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) transmitirão a conferência A Influência da Mídia sobre a Percepção de Raça, no dia 21/05, das 10h às 12h, na Biblioteca Pública do Estado (Barris). A transmissão será em tempo real e haverá tradução simultânea.

Os palestrantes americanos são: o ativista Martin Luther King III, filho do líder do movimento pelos Direitos Civis; Martin Luther King Jr., que tem levado adiante o legado do pai; e o ator Hill Harper, que atuou em séries como CSI: NY e City of Angels e em filmes de Spike Lee e de outros diretores.

Para representar o Brasil, foram convidados: o ator Lázaro Ramos, que é embaixador da UNICEF desde 2009, e protagonizou filmes premiados como Madame Satã, Cidade Baixa, Ó paí, ó entre outros; e o publicitário Paulo Rogério Nunes, diretor executivo do Instituto Mídia Étnica, editor do portal colaborativo Correio Nagô e colaborador da revista Américas Quarterly.



Obama – Logo após a conferência, haverá a abertura da exposição fotográfica Obama: O Cara que Poucos Conhecem, com imagens que revelam o cotidiano do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, no foyer da Biblioteca. A exposição ficará em cartaz do dia 21 de maio a 21 de junho, no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, sábado, das 8h30 ao meio-dia, e domingo, das 10h às 16h.




SERVIÇO
O que: transmissão de conferência sobre mídia e racismo e abertura da exposição sobre o presidente Barack Obama.
Dia: 21 de maio, às 10h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut s/n – Barris
Entrada: gratuito
Informações pelo telefone: (71) 3116-6918/6919"

Imagem: www.flickr.com

3 comentários:

  1. Só cuidado com o imperialismo travestido de negritude, hein?!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, amiga, "é preciso estar atento e forte"!

    Sempre fui anti-imperialista "xiita", mas tenho sentido outra energia no ar. Não sei exatamente o que - bom ou ruim... - mas sinto muitas mudanças. Tenho tentado fazer o exercício de me abrir ao aparentemente novo, mesmo que esse novo tenha origem no velho. Estou à espreita...

    Sempre bom trocar ideias com vc, viu? E obrigada por movimentar o blog. bjs!

    ResponderExcluir
  3. Sou soteropolitano e com meus 61 anos vivi a grandeza de ser baiano, itapagipano.
    Cheguei a viver a boemia da cidade baixa, onde nosso groga maior era a cahaça e o cigarros, não viamos uma juventude onde tanto tipo de drogas se poliferavam com atualmente. Viviamos a epoca da boa escola publica e quando não iamos bem nos estudos faziamos as famosas banca onde nossos pais autorizava as professoras darem bolos os famosos bolos.
    Tive a felicidade de na primeira vez que fui levado por coleguinhas a roubar um pequeno pente em uma loja, minha mãe ao descobrir, me pegou pelas orelhas e me levou ate a loja para colocar nolocal, que bem minha mãe fez que agradeço na minha maturidade. Hoje as coisas são diferentes pois os pseudos estudiosos pregam que ate trabalhar o jovem não pode.
    Vivi a epoca das grandes regatas onde tambem remava, grandes festas em clubes.E os carnavais que beleza onde tive a oportunidade de ver os ensaios de Dodo e Osmar onde os filhos de Dodo eram meus amigos e jogavamos os famosos baba de fins de semana tão disputados, que maravilha era tudo aquilo. Onde passar uma tarde em Itapã ea uma maravilha ao som de um violão tomando cambui.
    Hoje infelizmente o que vemos da nossa Salvador cidade baixa, é só miséria, o trafico tomou conta das periferias, a juventude movida pela força da midia GLOBAL adquiriram novos habitos e cada vez mais jovens de classe socal baixa colocando filhos no mundo e usando drogas.
    Vemos uma cidade suja, um povo que perdeu a beleza do seu jeito de ser baiano. Um povo mal educado devido a poliferaçao de invasões e pessimas condições de sobrevivencia e educação.
    O que vemos é uma cidade dominada por grupos politicos dividindo a Bahia.
    Fnalmente aos meus 61 anos, musico, artista plastico ainda consigo encontrar alegria em viver nesta terra que ja perdeu toda sua beleza encanto e magia, onde a musica PASSAR UMA TARDE EM ITAPOÃ o jovem de hoje jamais ira entender o que era.
    Lázaro
    Obs. Como gostaria de ter o talento de escrever bem para dizer o que sinto sobre tudo isso.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?