Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

2 de mai. de 2010

Lado B itapagipano em revista




Quando minha amiga Vanice me mandou uma mensagem recomendando divulgar a recém-lançada revista da qual ela é uma das mentoras, não li de imediato por conta da roda viva da vida mesmo. Mas num sábado, com calma, comecei a explorar a publicação e simplesmente fiquei encantada, tanto com a qualidade gráfica, quanto com a editorial, e porque não dizer, ideológica. E tudo a ver com o Lado B. Acaba de ser lançada a revista Grauçá. Ipsi literis vai a definição da revista, por ela mesma:

"Itapagipe possui a oitava maior renda média por responsável por domicílio, segundo dados do último censo do IBGE. Ao longo de onze bairros habitados por 160 mil pessoas, revelam-se Memória, Arquitetura, Gente, Cultura, Religiosidade, Curiosidades, Turismo e Esporte. Tudo isso rodeado de mar, por uma aura de charmosa ligação com o passado e cheio de figuras com belos exemplos de vida. Estas foram algumas das razões que levaram a Quasar Comunica, estúdio de Comunicação Integrada, a conceber e lançar em 2010 a Revista Grauçá, a primeira do gênero na história da Península.

Com tiragem inicial de 3 mil exemplares distribuídos gratuitamente, a Grauçá será publicada a cada dois meses trazendo entrevistas, perfis, imagens exclusivas e particularidades locais. Temas como segurança pública e desigualdade social na região serão discutidos, convidando à reflexão a sociedade civil e o poder público.

A Península se destaca ainda por extensa rede comercial que fomenta a economia de Salvador. A Revista Grauçá surge num momento estratégico para empresários de todos os portes, já que se constitui numa mídia acessível e eficaz, permitindo a divulgação de marcas, produtos e serviços."

Aí vocês vêm com uma pergunta que não quer calar: o que significa grauçá e de onde cargas d'água surgiu esse nome? Aha, eu também morri de curiosidade e fiz essa pergunta pra ela:

"sobre o nome, o editorial da nº1 explica. Mas como nos conhecemos de longas datas, sabendo que é uma jornalista e que como tal sem novidade não há notícia, e sabendo também que o Lado B combina com coisas pitorescas...
Estávamos Frederico e eu na Boa Viagem bebendo uma água de coco em noite enluarada quando este crustáceo albino passou nos olhando... Sempre curti e brinquei muito com ele e supus que, como eu, toda a galera que se criou brincando nas praias da Península.
Quando compartilhei com Tom e Vera o acontecido, bem como a ideia de chamar a revista de 'Grauçá', a aceitação foi imediata. Tanto pelo lúdico quanto pela necessidade de se preservar a saúde das nossas praias e mares.
Em julho de 2009, sentamos e, de fato, compartilhamos nossas aspirações (antes, individuais...). Da mistura de um pouco de tudo que estava na cabeça de cada um, nasceu a Grauçá."



Para quem quer ter a revista em papel, pode encontrá-la na Fundação Pierre Verger, nos Postos da Bahiatursa no Pelourinho ou no Comércio e, se tiver muita sorte, encontra a equipe da revista distribuindo-a gratuitamente no Porto da Barra uma vez a cada bimestre.

A publicação, como não poderia deixar de ser, tem "estações" dentre as mídias sociais: no site da Grauçá estão os ícones do orkut, twitter e facebook. É só seguir.


Imagens: www.revistagrauca.com.br

Um comentário:

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?