Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

27 de ago. de 2009

Iemanjá mora na praia do Buracão





Vou caminhando de minha casa até lá calmamente, aproveitando o brilho do sol, o azul do céu, a suavidade (ou aspereza!) do vento e a linda paisagem marítima. Essa se descortina com um encantamento incomum após percorrer um pequeno trecho da rua do Barro Vermelho, no Rio Vermelho. Do alto da escada com cerca de 50 degraus e que nos leva a essa cavidade natural, já é possível ver e perder o fôlego com a vista quase selvagem da praia do Buracão.

Com o nome oficial de praia Anita Costa, a pouco conhecida praia do Buracão tem esse apelido, dizem, justamente por causa dessa característica geológica única. De um lado o quartel do Exército, do outro os hotéis Mercury e Ibis isolam esse trecho de praia que considero um verdadeiro paraíso.


Um cantinho dos deuses em plena Salvador. A tranquilidade e limpeza do local, apesar de encravada no olho do furacão da soterópolis, o Rio Vermelho é resultado da característica de seus frequentadores: moradores ou hóspedes da região. Gente que não busca badalação e está em ooooooouuuutro ritmo. Aaahhhh!

Temos que oferecer uma salva de palmas para os frequentadores dessa localidade, raro exemplo em Salvador e Região Metropolitana de educação, consciência e espírito de coletividade. Ninguém joga lixo do chão, nem mesmo deixa as cascas de coco na areia. Por isso a areia branca do Buracão continua a contrastar com o lindo azul do mar.



A única barraca de praia que existia foi fechada, pois dizem, o espaço foi comprado pelos donos da Barraca do Lôro e atualmente está em construção (e ninguém sabe quando termina pois a cara de obra há muito tempo está ali). Ok, mais uma opção de serviço, já que apenas vendedores ambulantes atendem a praia. Mas será que essa beleza sera preservada com a chegada do "progresso"? Parece-lhe um questionamento clichê? Então vá ao Buracão e depois me responda se é ou não legítimo que eu levante essa lebre.

E por falar em natureza... O Buracão é exponencial. Experimente fechar os olhos e sentir o vento bater no rosto enquanto o mar - agitadíssimo e quase sempre azul limpíssimo - se revela uma verdadeira orquestra. E a música... é a da natureza! Mas cuidado ao se aventurar nas águas de dona Janaína. Pela força das correntes que ali se cruzam parece que é o epicentro da senhora do mar; Iemanjá mora no Buracão. E eu moro perto dela. Odoiá!

Um comentário:

  1. Super verdade, a vibe do buracão é única !
    É tudo simples e bonito ..
    Acredito que o progresso não seria a melhor alternativa !

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?