Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

16 de ago. de 2011

Sambando em alto estilo no Parque



Olha, Juliana Ribeiro aí, gente! Posto o release da artista que dispensa comentários para quem já conhece. E para quem não conhece ainda, só dou um conselho: vá assistir a um show dela, pois é um exemplo de talento, inteligência, simpatia e humildade.

Juliana Ribeiro lança primeiro CD solo no Parque da Cidade, neste domingo, às 11 horas da manhã. “Amarelo” é resultado de pesquisas da cantora e historiadora e apresenta as matrizes que constituem o samba.

"Ela é filha do Sol e de Oxum, pertence ao signo de Leão e tem como elemento chinês o fogo. Por esses e outros motivos, Amarelo foi o nome escolhido para o primeiro CD solo da compositora, intérprete e historiadora baiana, Juliana Ribeiro (32).

A obra é composta por uma vasta pesquisa que traz inusitada harmonia entre ritmos como o jongo, o semba, o batuque, a Música Popular Brasileira (MPB), o lundu, o ijexá, o maxixe e o samba. Dessa forma, Juliana Ribeiro se apresenta ao público como uma artista completa, sem rótulos ou limitações, durante o show de lançamento no dia 21 de agosto, no Parque da Cidade, no mesmo dia em que a artista comemorará seu aniversário.



O CD contou com a direção musical Duarte Velloso e o brilhantismo de Ricardo Hardmann, André Tiganá, Wilton Batata, Kiko Souza, além de outros músicos convidados e participações especiais do Coro de Cor e Roberto Mendes. O repertório é formado por composições próprias e de grandes nomes do cenário musical baiano como Tiganá Santana, Reginaldo Souza, feitas especialmente para esse CD, e os maiores sucessos em seus dez anos de carreira.

Cada música carrega um significado especial para Juliana. “Eu vim das águas”, por exemplo, foi feita especialmente para Yemanjá. “Gostaria de homenageá-la e agradecê-la pela companhia de toda uma vida. Sonhei com o refrão e assim que acordei compus a letra e a melodia”, disse. “Xica Xangô de Ouro”, composta pelo irmão da cantora, Arthur Ribeiro, é uma das faixas que chamam mais atenção no CD, pela sonoridade do Ijexá. “Edith” foi um presente, pois foi o autor, J. Veloso, quem escolheu Juliana para interpretá-la.

No palco, a cantora usa e abusa de recursos e faz um verdadeiro espetáculo. Entre uma interpretação e outra, Juliana entretém o público com histórias sobre os ritmos cantados e que contam a trajetória do samba na música popular brasileira. "É um espetáculo que reúne três séculos de canção", diz.

Um dos momentos mais esperados acontece durante a apresentação da música “Atraca Atraca”, que apresenta o ritmo afro-brasileiro chamado Jongo, uma das matrizes pesquisadas pela artista. Para ilustrar melhor o ritmo, a dançarina e professora Vânia Oliveira (Funceb), foi convidada para coreografar essa manifestação no palco.



“A intenção é que a platéia compreenda mais sobre os ritmos através da dança”, explica Juliana. O CD é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiagas e do Faz Cultura, e produzido pela Baluart Produtora Cultural e Deo Carvalho.


O QUE? Lançamento do CD AMARELO de Juliana Ribeiro

QUANDO? Domingo, 21 de agosto
ONDE? Parque da Cidade- Projeto Música no Parque
HORAS? 11h da manhã ( pontualmente)
OBS.: Os CDs estarão à venda no local com preço promocional de 20 reais"


15 de ago. de 2011

Confira o cardápio do Restaurant Week




Como eu já bloguei, no dia 15 de agosto, começa hoje a 1ª edição do Salvador Restaurant Week. A maratona gastronômica de uma semana contará com os melhores restaurantes da cidade que servirão menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços promocionais.

Os cardápios especiais com entrada, prato principal e sobremesa serão oferecidos a R$ 28,90 no almoço e a R$ 39, no jantar (bebidas, serviço e couvert não inclusos).

Estou indo agora almoçar em um dos restaurantes do evento! Hummm...

Clique aqui para conferir o cardápio do Salvador Restaurant Week.




Imagens:
Salvador Restaurant Week

9 de ago. de 2011

Novos convidam veteranos




Projeto lindo: artistas pouco conhecidos convidam veteranos ou vice-versa... Como estou fora da cidade a serviço da empresa, não pude escrever esse post antes. Mas ainda dá tempo vocês se programarem. É de graça, de alto nível e será pura diversão. Sem mais delongas (até porque não posso demorar... rsrsr...), reproduzo texto do Ibahia. Encontro você lá, ok?

Conexão Vivo BA está de volta a Salvador com 55 atrações de diferentes regiões do país. Entre 11 e 14 de agosto, artistas já consagrados da música brasileira e destaques da nova cena dividem dois palcos, pelo segundo ano consecutivo, na Praça Wilson Lins (ex-Clube Português). São quatro noites de intensa programação, com shows que começam cedo: 18h30, de quinta a sábado, e às 17h ao domingo. A entrada é franca.

Atrações

11/08 – quinta-feira – às 18h30
Juliana Sinimbú (PA) convida Felipe Cordeiro (PA)
Black Sonora (MG) convida Di Melo (PE)
Juarez Maciel (MG) e Grupo Muda (MG) convidam Edgard Scandurra (SP)
Marku Ribas (MG) convida Zérró Santos
Gilvan de Oliveira (MG) convida Armandinho (BA)
Porcas Borboletas (MG) convida Paulo Miklos (SP)
Ortinho (PE) convida Pepeu Gomes (BA)

12/08 – sexta-feira – às 18h30
Babilak Bah (PB) convida Chico Correa (PB)
Iva Rothe (PA) convida Gerônimo Santana (BA)
Três na Folia - Cláudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões (BA)
Márcia Castro (BA) convida Mariella Santiago (BA), Mariana Aydar (SP) e Mayra Andrade (Cabo Verde)
Pedro Morais (MG) convida Maglore
Gaby Amarantos (PA)
Lenine (PE)

13/08 – sábado – às 18h30
Sertanília (BA) convida Nego Henrique (PE) e Emerson Calado (PE)
Família de Rua na Estrada (MG) apresenta Duelo de MC´s (MG )
Alisson Menezes e a Catrupia (BA) convidam Paulo Monarco (MT) e Maviael Melo (BA)
Érika Machado (MG) convida Rebeca Matta (BA)
Senta a Pua! (MG) convida Elza Soares (RJ) e Eduardo Neves (RJ)
Samba do Compositor (MG) convida Mariene de Castro (BA)
A Cor do Som (BA)

14/08 – domingo – às 17h
Grupo Percussivo Mundo Novo (BA) convida Wilson das Neves (RJ)
Peu Meurray (BA) convida Magary (BA)
Manuela Rodrigues (BA ) convida Romulo Fróes (SP)
Gustavo Maguá (MG) convida Marco Mattoli (SP)
Celso Moretti (MG) convida Edson Gomes (BA)
Flávio Renegado (MG) convida Lenine (PE)


Textos e imagens: Ibahia